HISTÓRIA DO DONO DA MCDONALDS
Origem do McDonald’s
Em 1937, os irmãos Dick e Mac McDonald abrem uma barraca de cachorro-quente chamada Airdome em Arcádia, Califórnia.
Durante 3 anos, já em 1940, os irmãos mudam a barraca Airdome para San Bernardino, também na Califórnia, onde eles abrem um restaurante McDonald´s na Rota 66, em 15 de Maio. O cardápio se baseava em 25 itens, a maioria deles, churrasco.
O primeiro hambúrguer McDonald´s custou US$0,15, e como era comum na época, contrataram 20 garçons que sobre patins, entregavam o pedido do cliente no carro. Isso se tornou popular, e muito lucrativo, fazendo um tremendo sucesso, e aumentando cada vez mais o número de clientes.
Quando notaram que a maior parte dos lucros vinha dos hambúrgueres, os irmãos fecharam o restaurante por diversos meses, para criar e implantar um inovador sistema de serviço rápido, uma espécie de montagem em série para os hambúrgueres.
Quando o restaurante foi reaberto em 1948, passou a vender somente hambúrgueres, milk-shakes e batatas fritas, se tornando um extremo sucesso, cuja fama foi espalhada de boca em boca.
Após alguns anos, em 1953, os irmãos McDonald começaram a criar franquias de seus restaurantes, com Neil Fox abrindo a primeira franquia, e o segundo restaurante foi aberto em Phoenix, Arizona, o primeiro a usar o estilo baseado nos arcos de ouro.
No mesmo ano, o restaurante original foi reconstruído baseado nesse estilo. Ainda em 1953, o quarto restaurante foi aberto em Downey, na Califórnia, na esquina da Lakewood com Florence Avenue, onde funciona até hoje, sendo o mais velho restaurante em funcionamento. Em 1954, durante uma visita ao McDonald’s, Ray Kroc, o empreendedor das máquinas de milk-shake, ficou fascinado com a extraordinária capacidade e popularidade da franquia.
Outros que visitaram a rede, e acabaram se inspirando na ideia, foram James McLamore, fundador da marca rival Burger King, e Glen Bell, fundador do restaurante Taco Bell.
Depois de ver o restaurante em operação, Kroc propôs aos irmãos McDonald, que já vendiam franquias, a vendê-las fora da localização original da empresa (Califórnia e Arizona), sendo dele próprio a primeira franquia. Kroc trabalhou muito para vender a marca McDonald’s.
Ele tentou até mesmo se impor em sua amizade dos tempos de guerra, com Walt Disney, na esperança de abrir um McDonald’s na Disneylândia, que estava prestes a ser inaugurada. Mas o projeto não se realizou.
Ray Kroc fundou o McDonald’s Systems, Inc. no dia 2 de março de 1955, e ainda abriu, em 15 de abril, no subúrbio de Chicago, na cidade de Des Plaines, em Illinois, o nono restaurante da marca.
Somente no primeiro dia, o total de vendas foi de US$366.12. A biografia da companhia costuma se referir a essa data como o início da empresa, que já tinha 15 anos, tirando os irmãos McDonalds da história da rede, dando maior valor ao fundador Kroc, porém a empresa considera o restaurante de McDonalds o número 1.
Início dos anos 60: Uma das ideias de marketing de Kroc foi a sua decisão de vender hambúrgueres do McDonald’s para famílias e crianças. Uma franquia em Washington, D.C. patrocinou um show infantil chamado Bozo’s Circus (Circo do Bozo). Bozo era um personagem franqueado, interpretado (em Los Angeles) por Willard Scott.
Depois que o show foi cancelado, Goldstein contratou Scott, para interpretar a nova mascote do McDonald’s, “Ronald McDonald”. Nos três primeiros comerciais de televisão o personagem era destacado. Ronald McDonald acaba se espalhando para o resto do país, por meio de uma campanha de marketing, e mais tarde decidiu-se que Scott e sua versão original da fantasia, já não eram mais adequadas para o papel. Um elenco completo de personagens da “McDonaldland” acabou sendo desenvolvida.
Ainda nos anos 60, Kroc mudou o nome de sua empresa para Corporação McDonald’s. E assim, com o passar dos anos, essa rede de restaurantes, foi crescendo e se espalhando por todo o mundo. O McDonald’s fez grande sucesso pelo mundo, e continua fazendo até hoje, apesar de existir várias outras redes similares, e continua sendo um dos mais frequentados.
FILME FOME DE PODER
A história da ascensão do McDonald’s. Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc (Michael Keaton) adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice “Mac” McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da rede, transforma a marca em um gigantesco império alimentício.
Apesar de retratar a história de um dos negócios mais bem-sucedidos do mundo, Fome de Poder é um filme que também versa sobre sonhos grandes e perseverança, ingredientes essenciais na formação de qualquer self-made man. A habilidade dos irmãos McDonalds na gestão dos processos era acompanhada por uma forte resistência a expandir as lojas para outros estados e países por meio de franquias, miopia empresarial que o sócio tenta sanar.